Toc Transtorno Obsessivo Compulsivo Sintomas E Tratamento Psicologa Cristiane Garcia

Olá, sou Cristiane Garcia, psicóloga especializada em psicoterapia cognitivo comportamental. Nesse vídeo falo sobre o transtorno obsessivo compulsivo (TOC), quais os sintomas e o tratamento.

REDES SOCIAIS
Inscreva-se: youtube.com/c/CristianeGarcia?sub_confirmation=1
Site: cristianegarcia.com
Instagram: instagram.com/psicologia.cristianegarcia/

______________________________________

Você tem alguma mania? O dicionário define mania como uma prática repetitiva ou um costume peculiar. Certamente você tem alguma mania, alguma coisa que você sempre faz, do mesmo jeito e do seu jeito. Você também já deve ter escutado a palavra TOC. É uma sigla que refere ao transtorno obsessivo compulsivo, mas ter manias e TOC não são exatamente sinônimos. Nesse vídeo você vai entender a diferença, eu vou falar sobre esse transtorno, quais os sintomas e como eles envolvem alterações nos pensamentos, emoções e comportamentos e finalizo falando sobre o tratamento.

Pessoas que sofrem com o TOC convivem de forma persistente com crenças distorcidas sobre a possibilidade de que algo terrível possa acontecer como, por exemplo, contrair uma doença, incendiar a casa, cometer alguma falha grave. Isso certamente deixa a pessoa ansiosa e ela se sente “obrigada” a se comportar de maneira a tentar impedir que desastres aconteçam e aí que ela começa a criar rituais. Mas eu já queria adiantar aqui que existe tratamento, em geral medicamentos e terapia cognitivo comportamental e essa combinação tem se mostrado muito eficaz aliviando o sofrimento dos pacientes, podendo em alguns casos eliminar por completo os sintomas.

O transtorno obsessivo compulsivo se caracteriza pela presença de obsessões e/ou compulsões. Isso quer dizer que o TOC envolve alterações do pensamento com a presença de obsessões que são pensamentos repetitivos e persistentes acerca de dúvidas e preocupações excessivas); alterações no comportamento, as compulsões, que são os rituais, repetições, lentidão para executar uma tarefa, indecisão, evitações e com isso vem as alterações emocionais, medo, desconforto, aflição, culpa, podendo inclusive desenvolver depressão.

Os pensamentos não são voluntários, pelo contrário, são intrusivos, então a pessoa se vê compelida a executar rituais ou regras, atos mentais e assim obter algum alívio imediato para sua angústia, pra sua preocupação excessiva e persistente, então, por exemplo, pensamentos de contaminação levam a pessoa a tomar banho várias vezes por dia ou um banho de horas).

Transtornos mentais envolvem: sofrimento e prejuízo.

CATEGORIAS
O TOC ele pode se manifestar em diferentes formas seja nas obsessões ou nas compulsões:

- Ato Mental: como contar ou repetir números, palavras tentando afastar o pensamento intrusivo, obter um alívio pro desconforto e na tentativa de neutralizar o pensamento intrusivo.
- Checar várias vezes a mesma coisa: por preocupação excessiva.
- Limpeza excessiva: por medo de contaminação.
- Organização perfeccionista: por simetria, por exemplo.
- Armazenamento de objetos sem valor: acumuladores têm dificuldade em se desfazer das coisas.

CAUSAS
Assim como outros transtornos mentais, o TOC não tem um causa única, ele ocorre por razões multifatoriais. O que se sabe no TOC é pré-disposição genética, alterações no cérebro e no seu funcionamento e fatores ambientais e psicológicos, aprendizagens errôneas e crenças distorcidas que foram desenvolvidas que vão interagir com essas alterações neurobiológicas.

PSICOTERAPIA: Terapia de abordagem cognitivo comportamental:

- Corrigir aprendizagens erradas por novas aprendizagens, combinando técnicas cognitivas, identificando pensamentos, sentimentos e comportamentos;
- Correção de crenças e pensamentos distorcidos testando a veracidade, questionando a si mesmo, questionando quais evidências se tem para uma determinada crença, para que a pessoa possa, aos poucos, enxergar as coisas de forma mais realista.
- Técnicas comportamentais como a exposição e prevenção de resposta, em que o indivíduo é exposto ao objeto, situação ou ideia temida, a pessoa enfrenta o seu medo (diretamente ou pela imaginação com o acompanhamento terapêutico) e é encorajado a não realizar os rituais e assim se habituando e diminuindo sua ansiedade, eliminando sintomas e resgatando a sua qualidade de vida.
______________________________________

Cristiane Rodrigues Garcia
Psicóloga e Psicoterapeuta
Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade de Medicina da USP
CRP 06/84018

AVISO:
As informações compartilhadas no canal Cristiane Garcia possuem caráter educativo que podem auxiliar no entendimento sobre assuntos relacionados a saúde mental e equilíbrio emocional. O conteúdo dos vídeos não substituem uma avaliação e nem tratamento de um profissional da saúde.

  • TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo: sintomas e tratamento | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • Depressão: causas, sintomas e tratamento | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • Fobia Específica: sintomas e tratamento | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • Transtornos Mentais | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • Síndrome de Burnout: Parte I - causas e sintomas | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • TOC (Transtorno obsessivo-compulsivo) | Gabriela Bezerra de Menezes ( Download)
  • Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC) - Sinais e Sintomas, Dicas e Tratamento | IPAN ( Download)
  • O que é o Transtorno Obsessivo-Compulsivo ou TOC Quais são os sintomas e tratamento ( Download)
  • O QUE É TOC TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO ( Download)
  • Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC)- Ligado em Saúde ( Download)
  • Transtorno Bipolar ou Borderline: qual a diferença | Psicóloga Cristiane Garcia ( Download)
  • Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC): sinais, sintomas e tratamentos ( Download)
  • Sobre o T.O.C. ( Download)
  • TOC - Transtorno Obsessivo Compulsivo ( Download)
  • Canal EMS Genéricos - TOC transtorno obsessivo compulsivo ( Download)