Quais Produtos Sao Derivados Do Petroleo

Você sabia que utiliza produtos derivados do petróleo no seu dia a dia e nem imagina?

Fique até o final deste vídeo que o IBP te explica através da Fernanda Delgado, Diretora Executiva Corporativa do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás – IBP.

Certamente aí onde você está há dezenas de produtos derivados do petróleo.

Sabe, a relevância global do setor de petróleo e gás pode ser traduzida em mais do que números, pois está no dia a dia de bilhões de pessoas em todo o mundo com grande capacidade de promover o desenvolvimento humano e o desenvolvimento socioeconômico.

Além do seu uso como energético, que está principalmente concentrado em combustíveis, o petróleo ainda apresenta uma vasta gama de utilização de caráter não energético. Entre os mais comuns estão os derivados da nafta. Essa parcela da cadeia tem como produtos finais, basicamente, os plásticos e borrachas, que estão presentes em nosso dia a dia. Muitos desses plásticos são matéria-prima para produtos como luvas, próteses, computadores, drones, painéis solares e até mesmo maquiagens e hidratantes corporais.

Há ainda usos menos conhecidos como a geração de amônia a partir do gás natural. Esse composto serve de insumo para a produção de fertilizantes. O consumo desse produto é amplamente utilizado para cultivo agrícola no Brasil. Outra parcela relevante do uso não energético são os solventes, para fabricação de colas e tintas, e o asfalto, na fabricação de baterias eletroquímicas e pavimentação das estradas.

Os eletroeletrônicos e eletrodomésticos como geladeiras, liquidificador e até mesmo computadores e aparelhos de DVD contêm aromáticos, um derivado da indústria petroquímica que é matéria-prima para produtos como poliestireno.

Roupas, sapatos, bolsas e outros acessórios também podem conter derivados de óleo e gás. São os chamados tecidos sintéticos, tais como nylon e poliéster que trazem em sua composição substâncias como o benzeno. Ainda no ramo do vestuário, o elástico e os tecidos elásticos também existem graças à evolução dos usos do petróleo e derivados.

Uma recente invenção que depende de derivados do petróleo e é capaz de salvar vidas é a impressora 3D. Com nanomoléculas de plástico, esses equipamentos criam objetos tridimensionais que, entre inúmeros usos, ajudam na medicina ao dar forma a próteses mais evoluídas, substituindo pequenos ossos e até materiais para ajudar no planejamento de uma cirurgia delicada.

Nem precisamos ir tão longe ou falar de tecnologias distantes do nosso dia a dia para notar contribuições mais recentes de produtos derivados do petróleo. Parte do cotidiano de pais e mães nas últimas décadas, as fraldas descartáveis só existem por conta do polipropileno que compõe as fibras superabsorventes de seu interior.

E até mesmo nas últimas revoluções da eletrônica e de energias alternativas se encontram derivados de petróleo. Você já deve ter ouvido falar nas TVs OLED, ou nas telas de smartphone AMOLED, só não imaginava que se trata de uma inovação que utiliza materiais orgânicos, derivados de petróleo, para gerar imagens de altíssima definição, ao mesmo tempo em que economizam mais que o dobro de energia em relação às telas de LCD. E já ouviu falar em células fotovoltaicas orgânicas? Pois é: o material orgânico que transforma luz e calor em eletricidade nesses equipamentos também é derivado do petróleo.

Este e muitos outros vídeos fazem parte da nossa websérie #ibpexplica que tem a missão de esclarecer dúvidas sobre o setor de energia.

Se você tem alguma, envia pra gente.

Afinal, o IBP explica.

Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás.
CONECTAR TODA A INDÚSTRIA PARA IR CADA VEZ MAIS LONGE.
ISSO GERA ENERGIA

____

Acesse nosso site: ibp.org.br/

Seja Associado IBP: ibp.org.br/associe-se-ao-...

Acesse nossa Universidade do setor de petróleo e gás:

UnIBP – unibp.com.br/

Faça parte de um dos maiores eventos de Óleo e Gás do mundo – a Rio Oil |& Gas: riooilgas.com.br/

E acompanhe nossas redes sociais:

LinkedIn – linkedin.com/company/ibpbr

Instagram - instagram.com/ibpbr/

Facebook - facebook.com/ibpbr

Twitter - twitter.com/ibp_br

Youtube – bit.ly/3speGg4

#ibp #oleoegas #energia #produtos #petroleo