Por Que E Tao Dificil Achar A Cura Do Cancer

#podcast Detetives da SAÚDE: o único lugar onde há uma cura para todos os tipos de câncer é dentro de uma notícia falsa ou maliciosa. Apesar da enorme evolução no tratamento e até de uma certa obsessão na busca por uma cura universal, o fato é que essa doença apresenta cada vez mais sua complexidade conforme a ciência a desvenda. Daí a necessidade de fazer um episódio do Detetives da SAÚDE especificamente sobre isso.

Nosso convidado, o oncologista Felipe Ades, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), começa ressaltando que a palavra câncer na verdade reúne centenas (talvez milhares!) de doenças diferentes, o que impacta no tratamento.

Por outro lado, em alguns cenários já podemos falar de cura, sim! Ou, mesmo quando a enfermidade não vai embora, é possível cronificá-la. Em outras palavras, os avanços na oncologia estão permitindo que cada vez mais pacientes convivam por anos ou mesmo décadas com o câncer. E isso é uma notícia excelente!

Você ainda vai conhecer um histórico do câncer. Fique sabendo que ele é mais antigo do que a humanidade. “Há registros fósseis de dinossauros com osteosarcoma”, afirma Ades.

E, acima de tudo, ficará por dentro das falsas promessas que circulam por aí e da crueldade por trás delas.