Custo Vs Despesa

CURSO DE CONTABILIDADE BÁSICA ANIMADA
👉LINK PARA AQUISIÇÃO: contabilidadeanimada.my.canva.site/
🚧 PREÇO PROMOCIONAL DE LANÇAMENTO🚧
👉 VÍDEO SOBRE O CURSO: youtu.be/JK99hiED3aY

TÓPICOS ABORDADOS:
- O QUE É CONTABILIDADE
- PATRIMÔNIO
- EQUAÇÃO DO PATRIMÔNIO
- CONTRATO SOCIAL, CAPITAL SOCIAL
- BALANÇO PATRIMONIAL
- ORIGENS E APLICAÇÕES
- DEMONSTRAÇÃO RESULTADO EXERCÍCIO
- PARTIDAS DOBRADAS
- APURAÇÃO RESULTADO DO EXERCÍCIO
+ DE 100 EXERCÍCIOS RESOLVIDOS
+ 30 PLANILHAS INTERATIVAS
TUDO POR MENOS DE 1 MENSALIDADE DA FACULDADE!

Custo: é todo sacrifício (gasto) relativo a bens ou a serviços que serão utilizados na produção de outros bens ou serviços.

Demonstração do Resultado do Exercício: segunda Demonstração Financeira exigida pela legislação brasileira (a primeira é o Balanço Patrimonial). Ela indica o resultado (lucro ou prejuízo) do exercício (do ano ou período contábil).

Despesa: todo sacrifício (esforço) realizado pela empresa no sentido de obter receita. Pode ser vista também como o consumo parcial ou total do Ativo (ativo expirado), ou seja, um ativo que já não traz benefícios à empresa. Convenciona-se, para classificação contábil, chamar de Custos a parte da Despesa, no seu sentido amplo, que se refere à produção de bens e serviços.

Numa indústria, custo significa todos os gastos na fábrica (produção): matéria-prima, mão de obra, energia elétrica, manutenção, embalagem etc. Despesa, no seu sentido restrito, significa os gastos no escritório, seja na administração, seja no departamento de vendas, seja no departamento de finanças.

Assim, o aluguel pode ser tratado como despesa ou custo: tratando-se de aluguel referente ao prédio da fábrica, será considerado custo; tratando-se de aluguel referente ao prédio do escritório (administração), será considerado despesa. Este mesmo raciocínio é válido para imposto predial, funcionários, materiais etc.

A depreciação também pode ser tratada como custo ou despesa. Tratando-se de depreciação de bens da fábrica (máquinas, equipamento, ferramentas...), será considerada custo; tratando-se de depreciação de bens de escritório (móveis e utensílios, instalação...), será considerada despesa.

Numa empresa comercial, o gasto da aquisição da mercadoria a ser revendida será tratado como custo; já numa empresa de prestação de serviços, a mão de obra aplicada no serviço prestado mais o material utilizado nesse serviço serão considerados custo. Para ambas as atividades, todos os gastos na administração, assim como na indústria, serão tratados como despesa.

Numa empresa que presta serviços de limpeza, consideram-se custo: salário da faxineira, supervisão dos serviços, material de limpeza, depreciação dos equipamentos utilizados no serviço prestado etc. Departamento de pessoal, contabilidade, administração e outros gastos no escritório, porém, são considerados despesa.

Num hospital, computam-se como custo: salário de médicos e enfermeiros, medicamentos aplicados ao paciente, alimentação dos pacientes, lavanderia, aluguel do hospital etc. Os gastos da administração, por sua vez, pertencem à despesa: honorários dos diretores, departamento de finanças, marketing etc.

Acompanhe o canal para mais estudos sobre mercado financeiro, bolsa de valores, resumo de livros e contabilidade. Este canal é para deixar registrados os estudos e compartilhar conhecimentos!
Aqui neste canal você encontra:
- Resumo dos livros que li, principais ideais aprendidas.
- Diversos estudos de Análise Técnica +Fundamentalista
- Estudos de Dólar e índice realizados nos finais de semana
- Alguns artigos acadêmicos lidos
- Tutoriais do TradingView
- Conceitos de Contabilidade
- Conceitos avançados de contabilidade
- Análise das DF's (demonstrações financeiras) das empresas
Inscreva-se e acompanhe!!
É só o começo!
👊🐰

Link do vídeo: youtu.be/6C8aRxXZjGw