Gastos Custos E Despesas

adrianofabri.com.br/

Neste vídeo Fabricando Resultados, vamos falar sobre os tipos de gastos: investimentos, custos e despesas.

Afinal? Tem diferença? Sim, tem diferença!

E classificá-los de forma correta é importante a apuração precisa e segura do resultado do meu negócio.

youtube.com/watch?v=rBEH73Pq1Ds

Um investimento é aquisição de bens com expectativa de ganho futuro, como compras de máquinas, equipamentos, imóveis, veículos, softwares. Na visão econômica o investimento significa a aplicação de capital para ampliação da capacidade produtiva da empresa.

Já os custos podem ser vistos como sacrifício de recursos, para gerar os produtos ou serviços vendidos pela empresa. Em uma loja, um comércio são gastos para aquisição das mercadorias revendidas, na indústria são gastos de fabricação e nos serviços aqueles necessários para a prestação do serviço.

O conceito de despesa é o sacrifício de recurso, para a obtenção da receita e manter a estrutura administrativa do negócio. Exemplos: materiais de escritório, salários da administração, despesas de venda, despesas financeiras etc.

Como diferenciar custos e despesas?

Faça a seguinte pergunta para entendimento correto: Se eu eliminar este gasto, a produção ou obtenção de estoques seria diretamente afetada? Caso a resposta for sim, trata-se de um custo.

Identificando que seu custo está acima da média do setor, você está com algum problema no seu processo ou com preço defasado, mas se for sua despesa que estiver elevada, você tem uma estrutura muito superior a quantidade de vendas da empresa e irá precisar restruturar seu negócio.

Em um próximo vídeo vamos tratar sobre tipos de custos e classificação dos gastos em fixo e variáveis.

E se você gostou dessa dica, ela te ajudou e pode ajudar outras pessoas, compartilhe esse vídeo, inscreva-se em nosso canal e curta nossa fanpage.

FABRIcando Resultados, dicas para uma gestão de sucesso!

youtu.be/7_U4FNJRaIo