Palestrantes: Franciane Guedes – Farmacêutica, coordª. da DASF/CAFAB. Paulo Machado – Médico pesquisador, coord. de serviço de Imunologia do HUPE/UFBA.
Públicos-alvo: Farmacêuticos, trabalhadores da Atenção Básica, profissionais de Vigilância em Saúde e farmácias hospitalares.
PDFs das apresentações: telessaude.ba.gov.br/ofertas/tele-educacao/webpalestra/apresentacoes/
Resumo
A webpalestra aborda a respeito da competência dos entes públicos no financiamento e logística das medicações classificadas nas categorias componente básico (tripartite), especializado (bipatite) e estratégico (responsabilidade de aquisição e fornecimento pelo governo federal). É apresentado o elenco de medicamentos disponíveis para tratamento de leishmaniose composto por: meglumina, pentoxifilina, pentamidina, anfotericina B (desoxicolato) e anfotericina B lipossomal, além da miltefosina que surge como um grande avanço por se tratar de medicação via oral. Deve-se ter atenção ao risco do uso dessas medicações associadas a teratogenicidade. Feita apresentação do fluxo e formulários para pedidos dos medicamentos, com atenção especial a miltefosina. É importante salientar que existem documentos norteadores, dentre eles notas técnicas, que trazem orientações quanto ao uso (indicação, etapas, efeitos indesejáveis, situações especiais, contraindicações...) e questões que tangem a dispensação, devolução e sobras. Deve-se realizar monitorização laboratorial (ureia, creatinina e enzimas hepáticas) do paciente no 10º dia de tratamento para avaliação no 13º dia quando o paciente será atendido e receberá uma nova prescrição para completar o tratamento. Os exames devem ser repetidos no 25º dia de tratamento. O tratamento dura 28 dias, quando é feita uma avaliação final e conferir se houve sobra de medicamento. No segundo momento apresenta-se casos clínicos de tratamento da leishmaniose cutânea com miltefosina.
Fonte: Bahia, Telessaúde. Diretoria de Atenção Básica. Fundação Estatal Saúde da Família. Núcleo Técnico Científico de Telessaúde. Webinar: Miltefosina para o tratamento de pessoas acometidas pela Leishmaniose Tegumentar. Setembro. 2021.
- Webinar: Miltefosina para o tratamento de pessoas acometidas pela Leishmaniose Tegumentar ( Download)
- Webinar | Lançamento da Miltefosina, tratamento oral para pessoas com Leishmaniose Tegumentar ( Download)
- WEBINAR: Leishmaniose Tegumentar no Brasil - Revisão dos protocolos de tratamento ( Download)
- Leishmaniose Tegumentar: aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento ( Download)
- LEISHMANIOSE TEGUMENTAR ( Download)
- CURSO 6ª AULA TRATAMENTO DA LC COM MILTEFOSINA DR ARMANDO SCHUBACH ( Download)
- Diagnóstico clínico e laboratorial nas diferentes apresentações da Leishmaniose Tegumentar ( Download)
- Explicação sobre a Leishmaniose dos cães, abordando a miltefosina e repelente. ( Download)
- Miltefosina si, Miltefosina no ( Download)
- miltefosina o glucantime ( Download)
- TRATAMENTO IN VIVO DE LEISHMANIOSE CUTÂNEA ATRAVÉS DE TFDAP: ( Download)
- Programa de vigilância e controle das leishmanioses - Silvia Léticia Cerqueira ( Download)
- ACETILMETIONINA (HEPATOPROTETOR): Mecanismo, indicação, contraindicação, reações e interação. ( Download)
- Webpalestra: Um olhar multidisciplinar na atenção no climatério ( Download)
- Leishmanios 10.8.2015. ( Download)