#Biologia #Citologia #Vesículas
Aula voltada para o Ensino Médio e estudantes do ENEM sobre as vesículas citoplasmáticas.
Roteiro logo abaixo.
Devido a falta de espaço não é possível colocar a bibliografia do vídeo, caso queira, entre em contato e eu envio.
Roteiro do vídeo:
Na sua célula, quase todo material transportado para lá ou para cá não vem solto e sim através de pequenas bolsas que se deslocam no citoplasma. Um dos principais papéis dessas bolsas é transportar, mas algumas possuem características especiais como enzimas dentro delas, dai além do transporte elas também digerem. Mas vamos com calma e entender mais o que é isso.
Essas bolsas são chamadas de vesículas, são em essência uma bolinha feita de uma membrana com bicamada de fosfolipídeos que podem ser originárias de várias partes das células, mas as mais conhecidas vem ou da membrana plasmática, ou do RE ou do CG.
Elas podem ser separadas por grupos dependendo de sua função, então vamos falar de alguns deles:
Começando pelas vesículas de transportes: que o próprio nome já diz, fazem o transporte de substâncias de um lugar para outro da célula, como as vesículas que vão do RER para o CG.
Na sequência temos as vesículas secretoras que são aquelas que irão pegar algum produto celular e transportar para fora da célula, como hormônios, neurotransmissores e outros, elas ainda são subdivididas dependendo de que célula estamos falando, como as nervosas tendo as vesículas sinápticas, para ajudar na sinapse, as células do tecido endócrino possuem vesículas endócrinas para liberação de hormônios, os ossos e cartilagens tem vesículas de mineração de cálcio e por ai vai, cada um com a sua própria vesícula.
Também temos vesículas com outras funções como as vesículas de gás, os endossomos e várias outras que podem estar presentes nas células, mas como a aula é curta vamos focar em três vesículas especiais a partir de agora.
Começando por uma das mais famosas, o Lisossomo. Essa vesícula é tão importante que tem o status de organela definido por vários autores, e de fato ela é muito importante. Ela foi descoberta em um estudo de células hepáticas em 1949, nesse estudo os pesquisadores (Christian de Duve) testaram uma enzima específica que reagia a insulina e apos vários dias de testes eles perceberam que a enzima estava envolta por uma membrana, como uma bolsa, ou como comentamos antes, como uma vesícula. Porem ela só recebeu o nome de Lisossomo em 1955 pois foram sendo descobertas outras funções digestivas dessa vesícula estranha. Futuramente o mesmo pesquisador que descobriu o Lisossomo em 1949 recebeu o Nobel em 1974 pela sua descoberta.
Mas qual a importância dessa organela, bom… os Lisossomos são vesículas formadas no CG que pegam enzimas do RER para fazer a digestão de macromoleculas nas celulas, como proteina, polissacarideos, lipideos e outros). Funciona mais ou menos assim: O RER envia enzimas específicas para o CG, ali essas enzimas são colocadas dentro de vesículas especiais chamadas de endossomos tardios (Feitos pela endocitose) (TUMB AULA TRANSPORTES INTRA/EXTRA). A junção desses endossomos tardios com essas enzimas fazem as enzimas amadurecerem com acréscimo de alguns componentes químicos, aumentando a potência da enzima. Uma vez na potencia maxima o lisossomo esta pronto. Então ele se desprende do CG e vai ao trabalho. Uma das coisas mais importantes é que sua composição membranar é feita especificamente para segurar a ação dessas enzimas dentro desse saco, protegendo o resto da célula de se autodecompor.
Além dessa característica, os lisossomos podem se associar com outras vesículas vindas de transportes intra celulares, como os pinossomos e os fagossomos, ajudando na digestão de quase tudo que entra na célula.
Por fim, uma outra função é sua relação com a autofagia. Um processo que acontece quando a célula esta em um momento que não consegue mais obter nutrientes para a manutenção dos processos regulares, ou tem algum defeito que impede sua função regular. Em ambos os casos, ela entende que é melhor se destruir e reciclar seu material para que outras células possam usar e sobreviver. Essa função é muito importante para a célula, e quem faz isso são os lisossomos.
As células animais possuem os lisossomos em grande quantidade, porem as células vegetais possuem um lisossomo um pouco diferenciado, e vamos falar deles agora, os famosos Vacúolos.
Em essência, os vacúolos são lisossomos 2.0, eles fazem tudo que o lisossomo animal faz, mas além disso ele tem algumas outras capacidades. A primeira dela é a capacidade de armazenar substâncias, desde que elas tenham a ver com a digestão e excreção das células. Outro fato importante é que elas são organelas muito grandes, na realidade elas ocupam o maior espaço em uma célula vegetal, e isso é muito bom pois outra função deles é regular a pressão osmótica das células vegetais, como comentamos na aula de osmose na célula vegetal (TUMB).
- Vesículas (Lisossomas, Peroxissomas, Vacúolo e Glioxissomos) ( Download)
- conteúdo completo: LISOSSOMO, PEROXISSOMO e GLIOXISSOMO ( Download)
- LISOSSOMOS E DIGESTÃO CELULAR - Citologia | Biologia com Samuel Cunha ( Download)
- Lisossomos, Peroxissomos e Vacúolo ( Download)
- Lisossomo e peroxissomo - aprenda a diferença de uma vez por todas! ( Download)
- Vacúolo - Características, Funções e Tipos - Organela Citoplasmática - Citologia ( Download)
- Vacuolos contrateis presentes em protozoários ( Download)
- VACÚOLOS - CITOLOGIA - Prof. Daniel Fernandes #citologia #enem #vacúolos #EduCOS ( Download)
- Tipos de Lisossomos - Primário e Secundário - Citoplasma - Citologia ( Download)
- Digestão heterofágica, autofágia e autolise. ( Download)
- Retículo Endoplasmático e Complexo de Golgi: Organelas Citoplasmáticas - Citologia/Biologia Celular ( Download)
- Aula 18 - Vacuolo e plastos ( Download)
- Lisossomos ( Download)
- Vácuolo de armazenamento e sua função ( Download)
- Parede Celular ( Download)