Vacina Contra A Covid 19 E Segura Para Criancas Diabeticas Tom Bueno

Levantamento de uma pesquisa mostra o desconhecimento das pessoas sobre o calendário de vacinação e que os médicos não têm conversado sobre este tema com os pacientes

Em 2019, a International Diabetes Federation estimava cerca de 463 milhões de pessoas com diabetes no mundo. No Brasil, eram 16,8 milhões de pessoas com a condição e 7,7 milhões ainda não diagnosticados (1). A curto prazo, a hiperglicemia pode levar a maior suscetibilidade da pessoa com diabetes a desenvolver infecções devido à alteração na resposta imunológica inata e adaptativa (2). Portanto, deve-se promover a imunização de crianças e adultos com DM enquanto estratégia de proteção à saúde (3). Nesse sentido, o Departamento de Diabetes no Idoso e Imunização da SBD, dando continuidade às ações iniciadas em 2019 com a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) com o Guia de Imunizações SBIm/SBD (4), lançou o Cartão de Vacinação, para facilitar o registro de vacinas em pessoas com diabetes (Cartão de Vacinação).

Apesar do consenso acerca dos benefícios da imunização, a adesão ao calendário vacinal em adultos permanece um desafio. Em uma amostra de 304 norte-americanos, 81% apontaram aderir ao calendário vacinal por recomendação médica, 78% por saber o motivo de ter se vacinado e 76% por saber quais vacinas eram indicadas (5). Em pessoas com DM, dados sobre a imunização contra influenza demonstram que as taxas de adesão são subótimas e esforços devem ser empreendidos para aumentar a cobertura vacinal nessa população (6).

O mesmo pode ser apontado em relação a imunização contra a pneumonia, disponível no PNI desde 1999, mas com pouco engajamento do profissional médico: dados de uma unidade referência do DF apontam que apenas 12,1% dos pacientes com DM e pneumonia informaram vacinação antipneumocócica, 69,7% negaram e 18,2% não sabiam da sua existência. Após engajamento dos médicos, observou-se um aumento de vacinados de 3% para 21%, e de orientações de 10,3% para 68,9% em 12 meses de acompanhamento (7). No estado de São Paulo, em 2003, apenas 17,0% dos pacientes com DM referida foram vacinados contra pneumonia (8).

Em 2020, a pandemia da COVID-19 impôs diversas outras barreiras às pessoas que vivem com diabetes (9). Um estudo pioneiro sobre o tema, realizado online no Brasil entre 1701 entrevistados, verificou que 59.4% relataram alterações na variabilidade glicêmica e 38.4% adiaram consultas médicas ou exames de rotina (10). Esse fato pode contribuir para maior risco de evolução grave diante do mal controle, como é sabido, principalmente naqueles que ainda não puderam ser imunizados durante a pandemia (11).

Outro estudo (12) recente demonstrou que as pessoas com diabetes descompensado são mais propensas a complicações graves da COVID-19. Os indivíduos apresentaram risco de doença grave e hospitalização três a quatro vezes maior do que a população geral; e algumas características clínicas como obesidade, doença cardiovascular, doença renal ou respiratória associadas a níveis de glicemia elevados tinham maior correlação com a gravidade da COVID-19.

ADJ Diabetes Brasil, que representa 35 associações de diabetes junto ao Governo Federal, realizou um levantamento online entre 6 de novembro e 11 de dezembro de 2020, compartilhando o convite à participação de associações de diabetes brasileiras e às pessoas com diabetes. A amostra final compreendeu 2.027 indivíduos com DM e pais e mães de crianças com diabetes e cuidadores. Constatou-se que 8,7% (1.738) desconhecem o calendário de vacinação específico para este público.

Quando as pessoas foram questionadas sobre se iriam se vacinar contra a Covid-19, 61% disseram que sim, 5,32% relataram que não e 17,61% afirmaram que depende do tipo da vacina e, por fim, 16,07% não sabiam.(...)

Dessa forma, os dados da pesquisa denotam que é fundamental um maior engajamento do profissional médico e dos demais integrantes da equipe profissional para estimular a vacinação das pessoas com DCNTs, no caso particular, diabetes. Além disso, é crucial que os setores envolvidos no PNI, ampliem e reforcem o repasse de informações, considerando o momento oportuno de duas campanhas em condução pela primeira vez no país: vacinação para a COVID-19 e Influenza.

Portanto, pesquisa ADJ Diabetes Brasil aponta a necessidade de ações práticas e imediatas para contornar a preocupante situação verificada relacionada à vacinação. SBIm, SBD e SBEM reforçam a necessidade de divulgar ambos o Guia de Imunização (4) e o Cartão de Vacinação (Cartão de Vacinação) para que vacinas passem a ser inseridas na prescrição médica e constem das orientações educativas junto aos pacientes com diabetes.

Fonte: diabetes.org.br/covid-19/a-importancia-da-vacinacao-em-pessoas-com-diabetes/

Acompanhe o trabalho nas outras redes sociais:

▸INSTAGRAM: instagram.com/umdiabetico/
▸FACEBOOK: facebook.com/umdiabetico.tombueno/
________________________
Contato Profissional: umdiabetico.tombueno@gmail.com

  • VACINA CONTRA A COVID-19 É SEGURA PARA CRIANÇAS DIABÉTICAS | Tom Bueno ( Download)
  • INFECTOLOGISTA RESPONDE DÚVIDAS SOBRE VACINA CONTRA COVID 19 E DIABETES ( Download)
  • DIABÉTICOS: QUANDO VAMOS NOS VACINAR DICAS IMPORTANTES NA HORA DE TOMAR A VACINA ( Download)
  • Covid-19 pode causar diabetes em crianças ( Download)
  • Tenho diabetes. Posso tomar a vacina contra COVID-19 ( Download)
  • DIABÉTICOS PRECISAM TOMAR A VACINA DA GRIPE O QUE VOCÊ TEM QUE SABER | Tom Bueno ( Download)
  • PRINCIPAIS DÚVIDAS SOBRE A VACINAÇÃO COVID-19 PARA DIABÉTICOS ( Download)
  • EP#33 - Vacinação de Adolescentes Diabéticos ( Download)
  • Hiperglicemia- Diabetes e Covid-19 ( Download)
  • Vacinas e Diabetes - #SBDCast ( Download)
  • Professor da UFMG comenta relação entre diabetes e covid-19 ( Download)
  • Especialistas confirmam que vacina contra febre amarela é segura ( Download)
  • Covid-19: Anvisa recebe pedido de registro da vacina Spikevax da Moderna ( Download)
  • Vacinas Mais Importantes Para Adultos ( Download)
  • Reações vacinais graves: risco real ou fake news ( Download)