Neste vídeo, o Dr. Jean fala sobre a TPM, a tensão pré-menstrual: o porquê ela ocorre, quais medidas podemos tomar para melhorar esses sintomas e quais os tratamentos específicos.
A tensão pré-menstrual, conhecida como TPM, é um transtorno de humor que faz parte de um grupo de doenças que inclui a depressão, a ansiedade, o transtorno bipolar e a disforia. Todas essas doenças psiquiátricas têm uma base fisiológica, causadas por variações hormonais que desencadeiam alterações nos neurotransmissores.
Embora sejam consideradas uma mesma doença, elas apresentam sintomas diferentes e, às vezes, podem estar associadas. No caso da TPM, a alteração de neurotransmissores é desencadeada pela alteração hormonal que ocorre no corpo da mulher durante o ciclo menstrual.
O ciclo é composto por duas principais fases hormonais, a pré-ovulatoria ou Folicular, em que o hormônio principal é o Estrogênio, e a pós-ovulatório ou Secretora, em que o hormônio principal é a Progesterona. É justamente por interferência dos níveis de Progesterona que a TPM ocorre.
É importante destacar que a TPM ocorre sempre antes do período menstrual, e a mulher deve ficar atenta a isso, pois há outros diagnósticos que tem como base os mesmos sintomas, como a depressão, a ansiedade, e outros transtornos de humor.
A TPM é específica do período pré-menstrual.
E o que podemos fazer no dia a dia para tentar melhorar a TPM?
Sabemos que a atividade física aeróbica é extremamente importante, pois com a sua prática e quanto maior for a sua intensidade, maior é a melhora da TPM. Existem pacientes que podem diminuir o uso de medicamentos ou, eventualmente, até parar de usá-los só por causa da atividade física.
Devemos ressaltar que antes de fazer atividade física, é necessário procurar um ginecologista ou, mais especificamente, um cardiologista, para avaliar se você está apta para iniciar a atividade desejada.
Além disso, também é muito frequente que as mulheres, quando estão com TPM, busquem alimentos que proporcionem mais prazer, como chocolate e doces. No entanto, é importante destacar que ao consumir esses alimentos, ocorre um pico de prazer momentâneo, que logo cai, levando a uma piora dos sintomas da TPM.
Portanto, quando a mulher retira o doce e o chocolate da alimentação, geralmente apresenta sintomas de TPM menos intensos.
Pensando especificamente nos tratamentos da TPM, temos basicamente dois grupos; os Estabilizadores Hormonais, e os Antidepressivos e Ansiolíticos.
A Estabilização hormonal ocorre com o auxílio de métodos anticoncepcionais, como as pílulas orais, selos, anéis vaginais, e eventualmente com o uso de implantes hormonais. Todos estes métodos tem a característica de estabilizar os níveis hormonais da mulher, o que pode proporcionar uma melhora dos sintomas da TPM.
Apesar de também ser um método Anticoncepcional muito utilizado, os DIUs não tem um bom efeito para o tratamento da TPM, pois sua ação hormonal não tem circulação sistêmica no corpo da mulher, e não vai mudar o seu ciclo ovulatório.
Geralmente, é necessário um bloqueio hormonal em que um hormônio circule no corpo, para ter melhora da TPM.
O tratamento mais específico para a TPM acaba sendo com medicamentos para ansiedade e depressão.
Estes medicamentos podem ser utilizados pontualmente, durante uma piora dos sintomas da TPM, ou eventualmente, aquela mulher que possui um quadro de ansiedade, pode usar os medicamentos de forma continua, afim de obter também uma melhora da TPM.
Existem aquelas mulheres que já fazem o uso de algum medicamento dessas classes, e que relatam uma maior estabilidade durante o período pré-menstrual. Porém, ocasionalmente, apresentam uma piora da ansiedade e da depressão no período da menstruação.
Então, para estas mulheres, o recomendado é manter o uso do medicamento e, no período da TPM aumentar a sua dosagem.
Por exemplo, se ela toma um comprimido diariamente, eventualmente ela pode tomar dois comprimidos no período da TPM, melhorando os seus sintomas. Passando o período menstrual, ela deve voltar a tomar um comprimido.
Lembrando que, mesmo nessa hipótese, sempre antes de iniciar qualquer tratamento, é importante discutir a sua doença com o seu Ginecologista, e junto com ele, encontrar a melhor opção de tratamento. Não se Automedique.
Você também pode se interessar:
- As Principais Causas de Irregularidade Menstrual.
youtu.be/SRp4C7bKhSA
- Pílula Anticoncepcional Combinada.
youtu.be/axFWixZGzLQ
- Menopausa Precoce, Cuidados e Tratamentos.
youtu.be/Qv_fKz07OsY
Acompanhe pelo Instagram:
instagram.com/femmeclinicamedica/
Acesse o nosso Site:
femmeclinica.com.br/
Importante: antes de iniciar qualquer tratamento, procure avaliação médica.
Médico Ginecologista. Londrina e Rolândia – Paraná
__
#tpm #menstruação #bemestar
- TPM - Tensão Pré-Menstrual – Causas, Sintomas e Tratamentos – Dr. Jean Moreno Ginecologista. ( Download)
- Quando Devo Considerar Que Tenho Sangramento Anormal #shorts ( Download)
- Pílula Anticoncepcional de Progesterona – Dr. Jean Moreno Ginecologista. ( Download)
- Qual o Tratamento para o Ovário Micropolicístico #shorts ( Download)
- Cuidados que a Mulher Deve Ter Após a Retirada do Útero – Dr. Jean Moreno Ginecologista. ( Download)
- 5 MOTIVOS QUE CAUSAM A PARADA DA MENSTRUAÇÃO ( Download)
- Anticoncepcional melhora a TPM - Fato ou fake ( Download)
- Você precisa saber disso quando for retirar seu útero! ( Download)
- ABSORVENTE INTERNO FAZ MAL PARA MULHER ( Download)
- Vantagens e desvantagens do IMPLANON ( Download)
- RETIRADA DO ÚTERO E DEPRESSÃO ( Download)
- Tirar o útero vale a pena Como é a cirurgia de histerectomia e quando é recomendada. ( Download)
- É normal sentir dor após a histerectomia ( Download)
- Tive relação no mesmo dia que tomei a injeção, corro risco de engravidar ( Download)
- Tomar Pílula Anticoncepcional Incha a Mama 🙄 ( Download)