Revisao De Historia Para A Ufsc Como Cai Na Prova

Dicas de como fazer a prova de História do vestibular da UFSC
#ufsc #vestibularufsc #ufsc2021 #ufsc2022 #ufsc2023

Questões:
(Ufsc 2020) Texto 1
LEI DE 7 DE NOVEMBRO DE 1831
Declara livres todos os escravos vindos de fora do Império, e impõe penas aos importadores dos mesmos escravos. [...].
Art. 1º Todos os escravos, que entrarem no território ou portos do Brazil, vindos de fora, ficam livres. [...]
Art. 2º Os importadores de escravos no Brazil incorrerão na pena corporal do artigo cento e setenta e nove do Código Criminal, imposta aos que reduzem á escravidão pessoas livres, e na multa de duzentos mil réis por cabeça de cada um dos escravos importados, além de pagarem as despezas da reexportação para qualquer parte da África [...].
Disponível em: www2.camara.leg.br/legin/fed/lei_sn/1824-1899/lei-37659-7-novembro-1831-564776-publicacaooriginal-88704-pl.html. Acesso em: 21 ago. 2019.
Texto 2
O tráfico de escravos, a despeito da proibição, trouxe ao Brasil cerca de 800 mil africanos entre 1830 e 1856. À exceção dos emancipados que ficaram sob tutela, todos foram vendidos e tidos como escravos graças à renovada conivência do governo imperial com a ilegalidade. [...] as circunstâncias da aplicação da Lei de 1831 [...] desdobra-se na identificação das estratégias, sempre renovadas, de proteção estatal aos detentores de escravos importados por contrabando e dos mecanismos de legalização da propriedade ilegal.
MAMIGONIAN, Beatriz G. Africanos livres: a abolição do tráfico de escravos no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2017. p. 20, 23.

Texto 3
[...] os ensinamentos do passado ajudam a situar o atual julgamento sobre cotas universitárias na perspectiva da construção da nação e do sistema político de nosso país. Nascidas no século XIX, a partir da impunidade garantida aos proprietários de indivíduos ilegalmente escravizados, da violência e das torturas infligidas aos escravos e da infracidadania reservada aos libertos, as arbitrariedades engendradas pelo escravismo submergiram o país inteiro.
ALENCASTRO, Luis Felipe de. Parecer sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, ADPF/186, apresentada ao Supremo Tribunal Federal..
Com base nos textos acima e na história dos negros no Brasil, é correto afirmar que:
01) os Textos 2 e 3 demonstram que os estudos na área de História não ficam atrelados a uma interpretação teórica positivista, pois ambos denotam que há intencionalidades na produção dos dispositivos legais; no caso da Lei de 1831, forças políticas operaram para o seu não cumprimento.
02) os Textos 1 e 3 demonstram que as cotas raciais nas universidades públicas não se justificam, uma vez que os negros garantiram por lei direitos iguais aos dos brancos desde a primeira metade do século XIX.
04) o Texto 2 afirma que mais de meio milhão de africanos foram submetidos, ilegalmente, à condição de escravos com a conivência do Estado brasileiro.
08) a Inglaterra exerceu forte pressão para o fim do desembarque de africanos em território brasileiro; entretanto, as determinações da Lei de 1831 não foram respeitadas e ela ficou conhecida como “lei para inglês ver”.
16) a abolição do trabalho escravo no Brasil, feita concomitantemente com a revolução no Haiti, e o pequeno volume de africanos trazidos para o país impediram que a sociedade brasileira ficasse com traços africanos.
32) enquanto a autora do Texto 2 defende o papel do Estado como garantidor do direito de propriedade, o autor do Texto 3 afirma que os escravos, por não se submeterem à lei, fizeram o país submergir na desordem.

(Ufsc 2020)

[...] Mirem-se no exemplo
Daquelas mulheres de Atenas
Geram pros seus maridos
Os novos filhos de Atenas
Elas não têm gosto ou vontade
Nem defeito, nem qualidade
Têm medo apenas [...]
HOLANDA, Chico Buarque de. Mulheres de Atenas. Disponível em: m.letras.mus/chico-buarque/45150. Acesso em: 30 set. 2019.
Sobre democracia e participação das mulheres na política, é correto afirmar que:
01) a sociedade ateniense foi organizada para o mundo masculino, portanto as mulheres não tinham cidadania plena.
02) desde o século XIX, as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens e eram as protagonistas na política do Império brasileiro; a assinatura da Lei Áurea por uma mulher, a princesa Isabel, é exemplo disso.
04) o movimento feminista foi decisivo para a Revolução Industrial e a consolidação do capitalismo no século XIX; ao reivindicar e conquistar o direito ao trabalho nas fábricas, o movimento permitiu que as condições insalubres e as longas jornadas de trabalho atingissem igualmente homens e mulheres.
8)ao contrário do que se verificou em Atenas, assim que o voto foi instituído no Brasil as mulheres puderam votar e receber votos.

Site:
historizando.com.br/

Instagram:
instagram.com/historizandotat

Twitter:
twitter.com/historizandotat

  • REVISÃO DE HISTÓRIA PARA A UFSC | COMO CAI NA PROVA ( Download)
  • REVISÃO DE HISTÓRIA DO SUL PARA A UFSC | COMO CAI NA PROVA ( Download)
  • ARRASANDO EM HISTÓRIA NO VESTIBULAR DA UFSC ( Download)
  • REVISÃO UFSC COM QUESTÃO | HISTÓRIA GERAL #ufsc2022 #ufsc2023 #ufsc #vestibular ( Download)
  • Como passar na UFSC Dicas para ir bem no vestibular! ( Download)
  • HISTÓRIA | AULA ESPECIAL UFSC ( Download)
  • Revisão Vestibular UFSC 2024 - Biologia ( Download)
  • Geografia e História de Santa Catarina I Vestibular UFSC ( Download)
  • CORREÇÃO VESTIBULAR UFSC/IFSC 2023 [HISTÓRIA - QUESTÃO 1 PROVA AMARELA 2º DIA] ( Download)
  • HISTÓRIA DE SANTA CATARINA - VESTIBULAR UFSC ( Download)
  • Dicas de Geografia para UFSC 2022 - Prof. Henrique - Colégio Energia ( Download)
  • ENTENDA COMO CAI LITERATURA NO VESTIBULAR DA UFSC ( Download)
  • REVISÃO UFSC 2020 - Geografia | Revise com Exercícios ( Download)
  • Resolvendo Questões da UFSC pt.1 ( Download)
  • Professor afastado por defender nazismo volta às aulas e elogia Hitler em Santa Catarina ( Download)