Site: espacovitacardio.com.br
Instagran: instagram.com/espacovitacardio/
Facebook: facebook.com/espacovitacardio/
Tik Tok: vm.tiktok.com/ZM8j2nGgK/
E-mail: contato@espacovitacardio.com.br
Link para todos os contatos da Clínica Espaço Vitacardio onde o Dr Cotta atende.
taplink.cc/espaco_vitacardio
Participe do grupo do Telegram para dicas de saúde com o Dr. Cotta e com uma equipe de nutricionista, personal trainer e coach, com dias exclusiva e em primeira mão para você ter mais saúde, emagrecer, viver mais e melhor
t.me/reprogrameseoficial
Dr. Cotta Junior
Especialista em Cardiologia (RQE Nº: 4559) e Medico de Família e Comunidade (RQE Nº: 2157) com título reconhecido pela Associação Médica Brasileira - AMB.
1. O que é arritmia cardíaca?
R: Arritmia cardíaca é uma alteração que ocorre na formação ou na condução do estímulo elétrico do coração, as quais podem provocar modificações do ritmo cardíaco.
As arritmias podem ser benignas e malignas. Indivíduos que apresentam problemas no músculo cardíaco, como infarto, cicatrizes de inflamações, doença nas artérias coronárias e insuficiência cardíaca, estão no grupo de maior risco. As arritmias em corações estruturalmente normais geralmente são benignas, embora haja exceções.
2. Como ocorre o batimento cardíaco?
O coração é uma bomba formada por 4 cavidades: duas do lado direito e duas do lado esquerdo (os átrios e os ventrículos). Sua função é impulsionar o sangue que vem das veias para os pulmões e o sangue rico em oxigênio, que vem dos pulmões, para todos os nossos órgãos.
Um sistema elétrico é responsável pela contração muscular no ritmo certo e pela sincronização dos batimentos das 4 câmaras do coração. Esse sistema elétrico é formado por um conjunto de células que geram o estímulo elétrico espontaneamente, denominado nó sinoatrial ou nó sinusal e por uma rede de nervos que espalha o estímulo pelo músculo todo.
3. Qual é o ritmo cardíaco adequado?
R: O ritmo cardíaco adequado é ritmo regular, compassado. A frequência dos batimentos cardíacos depende da atividade que o indivíduo está realizando (repouso ou em exercício) e é medida pelo número de contrações do coração por uma unidade de tempo, geralmente por minuto. Por isso é expressa em BPM (batimentos por minuto). A frequência cardíaca pode variar muito, mas normalmente situa-se entre 60 bpm e 100 bpm num indivíduo em repouso ou atividades habituais.
Para um indivíduo adulto em repouso, uma frequência cardíaca de 100 bpm, persistentemente, pode ser considerada alta. Em algumas situações, como durante exercícios físicos de alta intensidade, estes batimentos podem atingir até mesmo 180 bpm. Por outro lado, quando dormimos ou estamos em repouso, a frequência pode ficar abaixo dos 60 bpm e isso é considerado normal.
4. Quais são os tipos de arritmias cardíacas?
R: Existem vários tipos de arritmias, mas as mais comuns são a taquicardia, quando o coração bate rápido e a bradicardia, quando as batidas são muito lentas. Existem também os batimentos fora de compasso, que se manifestam com pulsação irregular, como as extra-sístoles e a fibrilação atrial.
5. Quem está sujeito às arritmias cardíacas e à morte súbita?
R: Qualquer pessoa pode ter arritmia cardíaca, independentemente de faixa etária, gênero ou condição socioeconômica. As arritmias cardíacas podem acometer recém-nascidos, jovens supostamente saudáveis e esportistas. Mas são mais frequentes em pessoas portadoras de doenças do músculo cardíaco ou doenças hereditárias do sistema elétrico e também em idosos.
6. Quais os sintomas de uma arritmia cardíaca?
R: Os principais sintomas das arritmias cardíacas são palpitações, batedeira no peito, sensação de batimentos rápidos, lentos, irregulares, às vezes cansaço de início recente e desproporcional ao grau de esforço realizado, tonteiras, desmaios, fraqueza, desconforto no peito.
7. Como é feito o diagnóstico de uma arritmia cardíaca?
R: Quando uma pessoa percebe que seu coração está batendo de forma inadequada, deve procurar um cardiologista para avaliação clínica. O médico fará a anamnese, levantará dados da história familiar, realizará um exame clínico detalhado e um eletrocardiograma. A partir de então, outros testes são solicitados dependendo da necessidade de cada paciente, tais como: Ecocardiograma, Holter de 24h, Teste Ergométrico, Monitor de Eventos, Ressonância Magnética do Coração e Estudo Eletrofisiológico Intracardíaco.
Fonte: Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas
sobrac.org/home/arritmias-cardiacas-10-informacoes-uteis-para-seu-coracao-bater-no-ritmo-certo/
Link para todos os contatos da Clínica Espaço Vitacardio onde o Dr Cotta atende:
mla.bs/7f105216
Ou agende sua consulta pelo WhatsApp:
api.whatsapp.com/send?phone=5592988120105
#coração
#arritmia
#palpitação
- Qual é a frequência cardíaca normal Quando a palpitação preocupa ( Download)
- Baixa frequência cardíaca - Coração lento: conheça os riscos da bradicardia ( Download)
- Você sabe qual é a frequência cardíaca normal ( Download)
- Qual é a frequência cardíaca normal por idade ( Download)
- Frequencia cardíaca alta, é pra se preocupar ( Download)
- Quando devo me preocupar com palpitações (coração acelerado) ( Download)
- Qual o valor normal de batimentos cardíacos ( Download)
- Batimentos cardíacos abaixo de 50 ( Download)
- Quais os sintomas quando o coração está com os batimentos baixos ( Download)
- Coração Acelerado, palpitação e coração batendo rápido, o que pode ser ( Download)
- 10 SINTOMAS QUE SEU CORAÇÃO PODE ESTAR BATENDO FORA do RITMO (arritmia cardíaca) ( Download)
- CORAÇÃO ACELERADO DA ANSIEDADE ou PROBLEMA CARDÍACO ( Download)
- Qual a FREQUÊNCIA CARDÍACA SAUDÁVEL O que seus BATIMENTOS revelam sobre a SAÚDE do seu CORAÇÃO ( Download)
- Medicamentos que fazem seu coração ficar acelerado e com palpitação (bombinha, salbutamol, inalação) ( Download)
- PALPITAÇÕES ( Sensação de ARRITMIA) - CAUSAS e quando devo me PREOCUPAR ( Download)