Grecia Antiga Periodo Pre Homerico

📚 E-book gratuito com resumos do que mais cai em Ciências Humanas, Linguagens e Redação: bit.ly/2XkPac8

O rico legado cultural grego deixou marcas simbólicas e permanentes em toda a história da sociedade ocidental. Por isso, é muito importante conhecer a história da Grécia Antiga. Na aula de hoje, o prof Felipe explica pra gente 3 dos 5 períodos nos quais essa história está dividida. Quer saber o que rolou nos períodos Pré-Homérico, Homérico e Arcaico? Clica aí! :)

Conheça nosso curso gratuito: goo.gl/2rebsa

Aula escrita deste conteúdo: goo.gl/RSZh59

Simulado deste conteúdo: goo.gl/GV77fv

Descrição do vídeo:

00:00 a 00:17 - Apresentação do professor e introdução ao conteúdo.

00:18 a 0:46 - A Grécia faz parte da Antiguidade Clássica, junto com a civilização romana, isso porque até hoje nos influencia de várias maneiras. A Grécia é o berço de referência em uma série de áreas como o teatro, filosofia, história e as olimpíadas. Quando se fala da história da Grécia, é importante lembrar que ela se divide em cinco períodos: pré-homérico, homérico, arcaico, clássico e helenístico.

0:47 a 1:09 - No período Pré-Homérico nós temos o povoamento grego, os cretenses dominando comercialmente o Mar Egeu, mas depois vão sofrer com as invasões indo-europeias, até a invasão dos Dórios que coloca em saque a vida urbana na Grécia.

1:10 a 1:50 - É quando a Grécia entra no segundo período, o Homérico, onde vamos ter a formação dos genos (comunidades rurais chefiadas por uma espécie de patriarca e cujo laço de pertencimento ao grupo é o laço de parentesco). Mas depois que os Dórios acabam se instalando no sul da Grécia (onde vão fundar mais tarde Esparta), temos um período de relativa paz e crescimento demográfico, os genos começam a entrar em guerra e essas guerras levam a uma formação cada vez mais complexa da sociedade, até que leva a formação das cidades-estado gregas.

1:51 a 3:39 - A Grécia se organiza politicamente em cidades-estado. Os dois principais modelos são Esparta (militarista e oligárquica) e também Atenas. Esparta traz uma economia agrária sob controle de uma classe militar que explora a massa camponesa. Na sociedade, nós não temos mobilidade social entre as classes, que se dividem entre esparciatas (militares), periecos (pequenos camponeses livres, comerciantes e artesãos) e hilotas (servos).

3:40 a 5:31 - A parte mais importante quando falamos de Esparta na verdade é a educação, voltada para a educação militar. A mulher era educada para a maternidade, enquanto os homens (a partir dos 7 anos) saíam do convívio familiar e passavam a ser propriedade do Estado, onde se prezava pela formação de soldados.

5:32 a 6:22 - Temos, no outro lado, mais ao norte, uma outra cidade: Atenas. Atenas possuía um sistema democrático e comercial. Quando falamos na economia ateniense, ela é mais dinâmica, onde o comércio e o artesanato eram mais valorizados. Esse dinamismo econômico possibilitava a mobilidade social. Agora, é importante analisar que a democracia ateniense não contemplava todos os cidadãos, pois mulheres, estrangeiros (metecos) e escravos (de guerra ou por dívida) não possuíam direitos políticos.

6:23 a 9:50 - A parte mais importante de Atenas é a política. Atenas surge como uma cidade oligárquica, e aos poucos se transforma em uma democracia. Em Atenas foi criado o primeiro código de leis escritos, democratizando pelo menos o conhecimento das leis. Em Atenas também foi criada a Assembleia Popular (eclésia). A Eclésia chegou a ter 43 mil membros escritos, e esses membros vão pertencer e participar cada vez mais da política, que utilizava até então critérios censitários para entrada de seus membros. Clístenes, então, acaba com os critérios censitários e cria uma democracia popular, onde podem participar todos os homens atenienses com mais de 20 anos de idade (ou seja, só 15% da população).

9:51 a 10:20 - Conclusão do conteúdo e finalização do professor.

GOSTOU DO VÍDEO?
// Inscreva-se no canal
// Dá um joinha
// Deixe seu comentário
// Compartilhe com os amigos

REDES SOCIAIS
// FACE /cursoenemgratuito/
// INSTA @cursoenemgratuito
// TWITTER @enemgratuito

Música da vinheta: "Summer" - Royalty Free Music from Bensound

O Curso Enem Gratuito é um canal independente de difusão de conteúdos de apoio à aprendizagem e de informações sobre programas e oportunidades de acesso ao Ensino Superior.

  • GRÉCIA: PERÍODOS PRÉ-HOMÉRICO, HOMÉRICO E ARCAICO | Resumo de História para o Enem ( Download)
  • Grécia Antiga: Período Pré-Homérico - Brasil Escola ( Download)
  • Grécia Antiga - Período Pré Homérico ( Download)
  • GRÉCIA ANTIGA - RESUMO DESENHADO ( Download)
  • GRÉCIA PRÉ-HOMÉRICA: Minoicos, micênicos e a formação do povo grego ( Download)
  • GRÉCIA ANTIGA #1 | PERÍODOS PRÉ-HOMÉRICO E HOMÉRICO (Resumo para o ENEM) ( Download)
  • Grécia Antiga (Resumo Completo) - Estudante Eficiente ( Download)
  • Grécia Antiga - Parte I (Períodos Pré-Homérico, Homérico e Arcaico) - História Antiga (aula 4) ( Download)
  • Grécia Antiga: Período Homérico - Brasil Escola ( Download)
  • Resumo de História: GRÉCIA ANTIGA (com Vestibular em Cena) ( Download)
  • HISTÓRIA GERAL #5 GRÉCIA ANTIGA (GEOGRAFIA E FORMAÇÃO) ( Download)
  • História - Grécia Antiga - Pré-Homérico e Homérico ( Download)
  • Grécia Antiga, Período Pré-Homérico ( Download)
  • VÍDEO AULA - MUNDO GREGO I (PRÉ-HOMÉRICO) ( Download)
  • Grécia Antiga - Período Pré-Homérico ( Download)