Fundador Do Tugaleaks Reafirma A Sua Inocencia

Rui Cruz, fundador do Tugaleaks – um site informativo independente – foi constituído arguido na sequência de uma investigação judicial a vários ciber-ataques a sites e sistemas informáticos, reivindicados por grupos de hackers. O Ministério Público suspeita que tenha agido como instigador dos ataques e noutros terá mesmo colaborado. Rui Cruz nega todas as acusações, afirmando que noticiou os ataques no Tugaleaks mas não participou neles: “Estou inocente dos crimes que me acusam. Acusam-me de estar a apoiar as actividades de hackers apenas por divulgar a informação relativa à sua actividade. Confundem dar as notícias com o fazer parte da notícia.”

Em Fevereiro, o criador do Tugaleaks e sete outras pessoas foram sujeitas ao termo de identidade e residência e proibidas de aceder à internet. Estas restrições não só o impedem de continuar o projecto Tugaleaks como também já o fizeram perder o trabalho: “Até que o processo acabe, estou proibido de exercer a minha actividade profissional. Não posso sequer aceder à internet. Privaram-me do direito legítimo e constitucional ao trabalho. O alegado perigo de reincidência não faz nenhum sentido pois eu estou inocente. É um atentado à liberdade de imprensa.”

Será Rui Cruz um perigoso hacker? Ou será esta uma tentativa de calar o Tugaleaks, um órgão de informação independente de interesses económicos e políticos? Estamos perante um ataque à liberdade de imprensa?

Este vídeo mostra a sua intervenção no programa Você na TV, transmitido pela TVI a 5 de Março.

Para saber mais:
portugalconfidencial.com/2015/03/fundador-do-tugaleaks-reafirma-a-sua-inocencia/