Estrutura Das Palavras Aula De Portugues Chaiany Farias

🔶 Redes sociais:
❇️ Instagram: @professorachaianyfarias (Tem várias dicas diárias);
🔶 Telegram t.me/joinchat/AAAAAFHBe1MPZ6c0I1o-8Q
👍Não deixe de COMPARTILHAR este vídeo e recomendar aos seus amigos clicando no BOTÃO “COMPARTILHAR” .

🔴 Assista também:

▶️TÉCNICA INFALÍVEL PARA NÃO REPETIR PALAVRAS NA REDAÇÃO youtu.be/3sgfewRbII8

▶️ 5 DICAS SOBRE PONTUAÇÃO: youtube.com/watch?v=lQ_pw...

▶️ AFIM ou A FIM - nunca mais erre essas palavras! youtu.be/WWqE1r9y9TY

▶️ PEGO ou PEGADO? Fácil de entender. youtu.be/m6ezz9AkHc4

Estrutura das palavras
As palavras são constituídas de morfemas que, por sua vez, possuem classificações distintas. Os morfemas são a unidade mínima de significação, ou seja, o elemento significativo que não pode ser decomposto.

Os morfemas podem ser lexicais (quando apresentam o sentido básico da palavra) ou gramaticais (quando indicam noções gramaticais). Vejamos quais são os tipos de morfema inseridos em cada uma destas classificações.

Morfemas lexicais
Radical ou raiz: trata-se do elemento comum às palavras da mesma família, ou seja, as palavras cognatas. É o radical a parte que dá o significado básico da palavra. Existem duas observações pertinentes à questão do radical.
A primeira diz respeito à possibilidade de uma mesma palavra possuir mais de um radical. A elas, damos o nome de palavras compostas, como acontece em passatempo. Outra questão é que, por vezes, o radical sofre algumas alterações, especialmente nos verbos. Quando isso acontece, chamamos a palavra de irregular. Exemplo: querer – quis; dormir – durmo.

Afixos: são elementos adicionados ao radical para a constituição das palavras. Os afixos são classificados em dois tipos, sendo eles:
– Prefixos: quando vêm antes do radical, como em desleal, deselegante

– Sufixos: quando vêm depois do radical, como em legalidade, amoroso

Vogal temática: são vogais que se juntam ao radical com a função de receber outros elementos ficando, então, entre dois morfemas. Existem vogais temáticas tanto em verbos quanto em nomes.
Quando aparece no verbo, a vogal temática indica a sua conjugação, ou seja, 1ª, 2ª ou 3ª. Exemplo: matar – indica o verbo da 1ª conjugação

Tema: radical acrescido da vogal temática de modo a receber as desinências.
Morfemas gramaticais
Desinência: são os morfemas inseridos no final das palavras com a função de indicar as flexões nominais ou verbais. Difere-se da vogal temática por marcar flexões. As desinências podem, por sua vez, ser:
– verbais, quando indicam o número, pessoa, tempo e modo dos verbos. Existe ainda uma segunda classificação para elas, podendo ser desinências modo-temporais ou número-pessoais.

– nominais, quando número e gênero de nomes

– verbo-nominais, quando indicam as formas nominais do verbo, ou seja, gerúndio, infinitivo ou particípio