Energia Formas E Transformacoes

Formas de energia
Uma das primeiras fontes de energia usada pelo ser humano foi o fogo. Ele foi fundamental para o desenvolvimento dos povos pré-históricos, pois possibilitou o cozimento dos alimentos, por exemplo. Além disso, era em torno das fogueiras que as pessoas se reuniam para dividir conhecimentos, contar histórias, compartilhar medos, fazer rituais e, assim, fortalecer a aprendizagem, os laços e a vida em sociedade.

A energia sempre esteve presente no cotidiano dos seres vivos, tanto em ambientes naturais quanto nos construídos pelos seres humanos. Basicamente, todas as situações do dia a dia dependem de algum tipo de energia para acontecer. Por exemplo, a energia que faz acender uma lâmpada, aquelas que vêm do Sol (e aquecem e iluminam os ambientes) e a energia dos alimentos que ingerimos.

A energia elétrica faz funcionar as lâmpadas e os eletrodomésticos, como o ferro de passar roupa.
A energia elétrica está relacionada ao funcionamento das lâmpadas e de aparelhos como televisores, eletrodomésticos e computadores. Os raios que surgem nas tempestades são descargas de energia elétrica.
A energia térmica está relacionada à temperatura. Quanto mais quente um objeto, mais energia térmica há nele. O Sol, além de produzir energia luminosa, que ilumina a Terra, produz energia térmica, que aquece o planeta.

A energia térmica aquece e assa a massa do pão no forno da padaria.
A energia de movimento está relacionada, como o nome indica, ao movimento. Está em um carro andando, ou no nosso corpo girando, por exemplo.
A energia luminosa está relacionada à emissão de luz. Como já vimos, o Sol emite esse tipo de energia. As plantas absorvem a energia luminosa do Sol na fotossíntese, processo pelo qual elas produzem seu próprio alimento.

O Sol é a principal fonte de energia luminosa e de energia térmica da Terra.
A energia sonora está relacionada ao som, como o canto dos pássaros, a música e a voz humana, por exemplo.

A energia química está presente em baterias, como a da foto.
A energia química está relacionada aos alimentos, aos combustíveis e às pilhas, por exemplo. A energia dos alimentos consumidos possibilita que o corpo humano se desenvolva e se movimente. A energia dos combustíveis movimenta carros e aviões. A energia de pilhas e baterias possibilita o funcionamento de diversos equipamentos.

Transformações de energia
Um tipo de energia pode se transformar em outro tipo de energia. Essas transformações são comuns em nosso dia a dia. Veja alguns exemplos a seguir.
Nas usinas hidrelétricas, a energia de movimento da água é transformada em energia elétrica. Ao ligarmos a TV, a energia elétrica que chega ao aparelho é transformada em energia luminosa e energia sonora. Quando ligamos o interruptor de uma lâmpada, a energia elétrica que chega a ela se transforma em energia luminosa.

O combustível, como o etanol ou a gasolina, é fonte de energia química para o carro. Já a bateria é fonte de energia elétrica, que é transformada em energia luminosa e sonora, entre outras.
Nos carros, a energia química do combustível é transformada em energia de movimento, fazendo o carro se mover. Além disso, a energia química armazenada na bateria é transformada em outros tipos de energia, como luminosa (emitida pelos faróis) e sonora (transmitida pelo rádio).

As lâmpadas incandescentes aquecem o ambiente do entorno depois de um tempo acesas.
Durante o processo de transformação de energia, há sempre uma parte dela que não é aproveitada. Uma das formas mais comuns de energia não aproveitada diretamente é aquela que se perde na forma de calor. Nas lâmpadas incandescentes, parte da energia elétrica é transformada em energia luminosa, mas parte da energia é perdida na forma de calor.

Energia luminosa
O Sol é a principal fonte de energia luminosa da Terra. Mas, hoje em dia, há também iluminação artificial feita por lâmpadas elétricas.

A luz do Sol
A existência de todos os seres vivos depende do Sol, pois ele provê luz e calor adequados para o desenvolvimento da vida como a conhecemos.

A luz artificial
O contato com uma lâmpada incandescente aquecida pode causar queimaduras. Por isso, tenha sempre cuidado.
Durante o dia, em geral, há iluminação natural devido à luz do Sol. À noite ou em lugares fechados, usa-se iluminação artificial, feita por lâmpadas, por exemplo. As do tipo incandescente são pouco eficientes, pois a maior parte da energia elétrica consumida por elas é perdida na forma de calor. As lâmpadas fluorescentes e de LED (sigla em inglês para diodo emissor de luz) são mais econômicas, eficientes e duráveis.