Castro Alves Poeta Dos Escravos Ultimo Grande Poeta Da 3a Geracao Romantica Brasil

Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) foi um poeta brasileiro.- Em suas poesias Castro expressou a indignação aos graves problemas sociais de seu tempo. "O Poeta Condoreiro".

Escreveu clássicos como Espumas Flutuantes e Hinos do Equador que o alçaram à posição de maior entre seus contemporâneos, bem como versos de poemas como Os Escravos,

A Cachoeira de Paulo Afonso e Gonzaga que lhe valeram epítetos como "poeta dos escravos" e "poeta republicano" por Machado de Assis, ou descrições de ser "poeta nacional, se não mais, nacionalista, poeta social, humano e humanitário", no dizer de Joaquim Nabuco, de ser "o maior poeta brasileiro, lírico e épico", no dizer de Afrânio Peixoto, um talento vulcânico, o mais arrebatado de todos os poetas brasileiros, no dizer de José Marques da Cruz. Integrou o movimento romântico, fazendo parte no país daquilo que os estudiosos chamam de "terceira geração romântica".

Essa é a nossa história de hoje. Se você gostou deixe seu like, faça seu comentário, compartilhe essa biografia com outras pessoas. Vamos incentivar a cultura em nosso pais.

Até a próxima história! (Tania Barros)

Apoie esse Canal com R$5,00 mensais - catarse.me/loucosporbiografias
Contato:
e-mail - taniabarros339@gmail.com
e-mail – loucosporbiografias@gmail.com

Fontes:
Livro Literatura – Coleções Globo
Brasil Escola
eBiografias
Filme – Castro Alves – Retrato falado do Poeta, 1988
Wikipédia