Webdurante a observação em sala de aula, é preciso verificar como se desenvolvem as interações entre professores, alunos e conteúdos e de que forma elas podem se tornar tema da formação continuada na escola. Abaixo estão algumas questões que podem servir de roteiro para essa prática. Weba observação, feita pelo professor, das atividades realizadas em sala de aula, de como os alunos interagem com as estratégias de ensino, das hipóteses que levantam para resolução dos problemas propostos é fundamental para o desenvolvimento de uma avaliação contínua e processual. Weba atividade de observação nas práticas de orientação a professores: Este artigo tem por. Webdez sessões de observação foram analisadas sendo que três tiveram como observador o professor coordenador pedagógico (observações e, g e j); Duas tiveram como observador o próprio professor responsável pela aula, que analisou o vídeo de sua própria aula (observações c e i); E cinco tiveram como observador um professor colega. Verifico se a atividade está bem inserida na folha, se há espaço para realização das propostas e para a escrita do nome do aluno, turma e data. Vejo se tem o nome da escola, se não são muitas atividades em uma só folhinha, se não há desenhos estereotipados etc.
Webuma boa estratégia para enxergar a escola como espaço de formação continuada é a observação. Ela pode ser feita com base na prática da sala de aula, de uma atividade específica, da interação entre os alunos, de seus cadernos, das intervenções que o professor realiza e de outras produções e trabalhos que ele esteja desenvolvendo. Webobservação participante é uma técnica de pesquisa qualitativa que consiste em um pesquisador se inserir em um grupo ou comunidade para observar e participar das atividades cotidianas, a fim de coletar dados e informações sobre o comportamento, cultura e práticas sociais do grupo. A importância da observação participante na pesquisa é. Webquestão 2 a observação, feita pelo professor, das atividades realizadas em sala de aula, de como os alunos. Interagem com as estratégias de ensino das hipóteses que levantam para resolução dos problemas. Propostos é fundamental para o desenvolvimento de uma avaliação contínua e processual. 1), a observação feita pelo professor é o principal meio de conhecimento do aluno e o principal instrumento de regulação da sua atividade, constituindo a base da avaliação, de diagnóstico e formação. Quando o professor observa a sua aula e reflete sobre ela, acaba se Weba observação de aula como estratégia de reflexão e planejamento.
-
Muriele massucato, eduarda diniz mayrink. 07 de maio de 2015. A observação contribui com uma reflexão sobre a prática e favorece a busca por novas intervenções para a melhoria do ensino. Webobservação em sala de aula. Relevância da observação em sala de aula pelo professor coordenador (pc) se dá em muitos aspectos.
Webgostaria de compartilhar com você uma observação que realizei na escola em que atuo, como parte de uma formação sobre cálculo mental. A ideia era pensar em como o professor pode propor exercícios matemáticos e como deve agir quando as crianças apresentam dúvidas. A professora edna das graças miranda, do 5º ano, foi a escolhida. Weba observação da prática docente tem vários objetivos principais, entre eles: Permite identificar áreas de melhoria e pontos fortes no ensino. Aprender com a prática educacional: Facilita a aquisição de novos conhecimentos e estratégias pedagógicas. Weba prática de observação é uma das iniciativas que engloba a atuação do professor em sala. Ela é realizada por meio de instrumentos que garantem que alguns aspectos, que muitas vezes estão no campo da subjetividade, ganhem materialidade e se transformem em subsídios para outras ações inerentes à ação docente. Para que se tenha eficiência em sua aplicação, a observação precisa ser programada e estabelecida entre coordenadores e professores, precisa fazer parte da rotina escolar e de um conjunto de ações maior.
- A observação de sala de aula como estratégia de formação continuada em serviço (Read More)
- Observação de sala de aula (Read More)