Link dos cursos: anapincolini.com.br/cursos-2/
Se você trabalha ou estuda a assistência social, com certeza, já exclamou: "Meu Deus, quanta sigla!!!!!). O mundo do SUAS é um mundo de siglas: PSE, PSB, CRAS, PAIF, CREAS, PAEFI, MSE, SAI... Neste vídeo, falamos dos níveis de proteção social no SUAS ("a básica, a média e a alta") e aproveitamos para abrir a caixa de pandora dos serviços de cada nível, claro, representados por esse mundaréu de siglas. Mas isso não é ruim: as siglas (assim como os conceitos teóricos) refletem um conjunto de conhecimentos teóricos, técnicos e operativos que mostram a evolução da assistência social brasileira. E não só os estudiosos, mas também nós que atuamos na ponta, "no miudinho do atendimento", assim como aqueles a quem atendemos, contribuímos muito, cotidianamente, na produção de conhecimento sobre o SUAS. Quer continuar a conversa? Então visite nossas outras redes sociais
CONHEÇA NOSSAS REDES SOCIAIS:
Instagram: instagram.com/anapincolini/
Facebook: facebook.com/anpincolini
Meu livro: encurtador.com.br/fjnyY
REFERÊNCIAS DESTE VÍDEO (tem "uma carrada" de referências esse...)
Brasil (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
Brasil (1990). Lei Federal n° 8.069. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Brasil (1993). Lei Federal n° 8742. Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS).
Brasil (2004). Resolução CNAS n° 145. Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Brasília: Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Brasil (2005). Resolução CNAS n° 130. Norma Operacional Básica do SUAS (NOB/SUAS). Brasília: Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Brasil (2009a). Orientações Técnicas Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Brasil (2009b). Resolução CNAS nº 109. Tipificação Nacional dos Serviços Socioassistenciais. Brasília: Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).
Brasil (2011). Orientações Técnicas: Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Brasil (2012a). Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 1. O Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF, segundo a Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Brasil (2012b). Orientações Técnicas sobre o PAIF. Volume 2. Trabalho Social com Famílias do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família-PAIF. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Brasil (2013). Concepção de convivência e fortalecimento de vínculos. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
Brasil (2016). Fundamentos ético-políticos e rumos teórico-metodológicos para fortalecer o Trabalho Social com Famílias na Política Nacional de Assistência Social. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
- Proteção Básica x Proteção Especial e um mundo de siglas: CRAS, PAIF, CREAS, PAEFI, etc... etc... ( Download)
- Proteção Social Básica X Proteção Social Especial ( Download)
- É de CRAS ou é de CREAS Ep. 1: RISCO X VULNERABILIDADE SOCIAL ( Download)
- A proteção especial do SUAS em 5 minutos ( Download)
- #Aula 06 - LOAS - Você sabe o que é o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) ( Download)
- PROTEÇÃO BÁSICA X ALTA COMPLEXIDADE - por Jane Valente ( Download)
- Centro de referência de Assistência Social ( Download)
- Vídeo 01 - A Proteção Social no SUAS #oTrabalhoSocialComFamíliasNoSUAS ( Download)
- O que é a Proteção Social Especial (PSE) ( Download)
- Função da Organização na Proteção Social ( Download)
- EPISÓDIO 1. FUNÇÕES DO CRAS ( Download)
- PROTEÇÃO ESPECIAL em MUNICÍPIOS PEQUENOS [ Desafios do Suas para 2022. [CORTES] ( Download)
- Proteção Social Básica - Principais Pontos ( Download)
- Empoderamento cartográfico: DUAS estratégias práticas para trabalhar territorialidades no SUAS ( Download)
- EPISÓDIO 2. SERVIÇOS DO CRAS ( Download)