Miomectomia Via Laparotomica Passo A Passo

Miomas uterinos são nódulos benignos muito frequentes nas mulheres. Estima-se que até 50% das mulheres até os 50 anos terão pelo menos um mioma uterino.

Os sintomas mais frequentes sentidos pelas pacientes são cólicas menstruais intensas e fluxo menstrual intenso. Os miomas também podem causar infertilidade e complicações gestacionais em algumas pacientes, tais como sangramentos na gestação e abortamentos.

A paciente do caso acima é de uma paciente que gostaria de engravidar, mas tinha muitas cólicas menstruais e aumento importante do sangramento na menstruação. Como opção de preservar o útero e melhorar o quadro de dores pélvicas, optamos pelo tratamento cirúrgico por via laparoscópica.

A laparoscopia é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva pela qual é possível fazer cirurgias ginecológicas através de pequenas incisões. Mesmo para miomas grandes é possível fazer cirurgias como essa, especialmente por profissionais com experiência e que dominem a técnica laparoscópica.

A paciente ficou muito bem, não precisou de transfusão sanguínea, e precisou ficar apenas 1 dia internada. No pós operatório mais tardio, melhorou de forma significativa das cólicas e sangramento menstrual aumentado.

Dr Tomyo Arazawa
Ginecologia
Endoscopia Ginecológica
Cirurgia robótica
CRM-SP 120.351
RQE 34.728-1