Hiv Entre Homens Que Fazem Sexo Com Homens Aumenta 140 Em 7 Anos

Quase metade dos infectados com o vírus da Aids não sabe que tem a doença

Atualmente a prevalência da Aids é de 0,5% da população nas cidades. Levando em consideração os 140 mil habitantes de Botucatu, essa projeção seria de 700 pessoas infectadas atualmente, mas na cidade apenas 400 pessoas foram diagnosticadas e fazem tratamento.

Segundo o médico Alexandre Naime Barbosa do SAE – Serviço Ambulatorial Especializado de Infectologia, que funciona na Unesp, setor que é referência em prevenção e controle da doença, o crescimento anunciado no Brasil recentemente pode ser visto de várias formas.

De acordo com ele, isso é relativo, pois há 15 anos eram 39 mil casos anuais e agora são 44 mil, mas ele relativiza isso, pois a população também cresceu.

“Já o número de casos está aumentando, sim, entre os jovens de 13 a 19 anos, com um acréscimo de 50%, nos últimos 6 anos”, alerta o médico.

Alexandre Naime Babosa lembra que hoje como existe tratamento – uma época bem diferente da geração anterior que viu pessoas morrendo de Aids – a preocupação acaba sendo menor principalmente dos mais jovens.