Artrose X Osteoporose Desgaste Da Cartilagem Ou Osso Fraco Clinica Fisioterapia Dr Robson Sitta

▼CLÍNICA de FISIOTERAPIA Dr. ROBSON SITTA
(11)2528.4661 Ligue e agende sua consulta
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), SP
FAÇA PARTE DAS MINHAS REDES SOCIAIS:
▼ INSCREVA-SE no YOUTUBE: youtube.com/channel/UCb7a...
▼ Visite SITE OFICIAL: fisiositta.com.br
▼ CURTA no FACEBOOK: facebook.com/fisiositta?f...
▼ ADICIONE no LINKEDIN: br.linkedin.com/pub/robson-sit...
▼ SIGA no INSTAGRAM: instagram.com/robson.sitta/

FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL
Conheça as principais diferenças entre: Artrite, Artrose e Osteoporose

Artrite é um termo usado para descrever diversas doenças que causam danos às articulações do corpo.
A artrose (sinônimos: osteoartrose ou osteoartrite) é a forma mais comum de artrite. Caracteriza-se pela degeneração (ou “desgaste”) da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor. Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal. É mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril.
Já a osteoporose é uma patologia que afeta os ossos, fazendo com que eles fiquem mais fracos. É mais comum em idosos, quando o organismo se torna menos capaz de substituir o osso comprometido. Células especiais dentro dos ossos não conseguem mais “quebrar” o osso velho e renová-lo, transformando-o em osso saudável e denso.
Ossos saudáveis são muito densos, mas possuem naturalmente pequenos espaços no seu interior. Nos ossos afetados pela osteoporose, os espaços são maiores, fazendo com que os ossos fiquem menos resistentes.
Quando ficamos mais velhos, também perdemos massa óssea, fazendo com que os ossos fiquem mais “finos”, frágeis e com maior chance de sofrer fraturas – principalmente os ossos da coluna, dos punhos e do quadril.
A osteoporose geralmente não causa dor, a menos que provoque fraturas. As que ocorrem na coluna são as que mais comumente causam dor.

Artrose ou osteoporose? Entenda as diferenças entre as doenças
Quando falamos das doenças que acometem a movimentação corporal, as dúvidas que surgem são as mais diversas. Especialmente quando falamos sobre duas dessas doenças que são bastante conhecidas, que é o caso da Artrose e da Osteoporose, que apesar de terem nomes parecidos, são completamente diferentes. Você sabe diferenciá-las?

A artrose é uma doença degenerativa que afeta qualquer articulação do corpo, ou seja, ocorre um desgaste em grandes e pequenas articulações; já a osteoporose é uma doença que nada tem a ver com desgaste, mas sim com um enfraquecimento dos ossos.

A artrose tem seu início com o desgaste da cartilagem, a parte que integra e recobre os ossos das articulações do corpo. A cartilagem nada mais é do que um tecido que ajuda na distribuição da carga que passa no local e no deslize entre os ossos.

Infelizmente a artrose não tem cura e seus principais sintomas são dor, inchaço e rigidez articular. Outro sinal é a deformidade no local, que se desenvolve ao longo dos anos. O problema é que geralmente essa lesão ocorre lentamente, durante anos, e quando os sintomas aparecem (dor e inchaço), grandes quantidades de cartilagem já podem ter sido perdidas, dificultando o tratamento.

Não existe medicamento que reponha a cartilagem e o diagnóstico é feito através do exame físico e exames complementares - o mais utilizado é a radiografia (RX). A principal causa é o enfraquecimento e desequilíbrio muscular, e o risco aumenta em pacientes obesos. O sedentarismo também influencia por diminuir a nutrição da cartilagem. Outras causas são as fraturas, movimentos repetitivos associados a uma musculatura ruim, esportes que exigem alta intensidade de treino, competições e doenças inflamatórias.

Já a osteoporose não causa dor e acontece quando o osso sofre reabsorção constante para formação de novas células ósseas - quando a absorção é mais rápida que a formação. Entre seus fatores de risco estão a deficiência de vitamina D e cálcio, sedentarismo, tabagismo e o consumo em excesso de bebidas alcoólicas. O tratamento se faz através de exercícios com carga, ou seja, usando o peso do corpo ou pesos livres. Durante a prática esportiva os ossos são submetidos ao peso do paciente e esse fato faz com que ocorra aumento da densidade óssea, deixando o osso mais forte.

Tratamento para Artrose e Osteoporose
Para ambas doenças, os tratamentos são similares e a prevenção é realizada através de atividade física. Na artrose, quanto mais o paciente movimentar as articulações do corpo, mais nutrientes serão consumidos pela cartilagem, evitando o desgaste. O tratamento inicial sempre visa alongar e fortalecer a musculatura para diminuir a sobrecarga nas articulações. A fisioterapia é sempre o tratamento inicial, para controlar a dor.

  • Artrose X Osteoporose - Desgaste da Cartilagem ou Osso Fraco Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Artrose Tem Cura Qual o Tratamento Indicado Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Artrose Quadril Descompressão Articular Coxofemoral PNF - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Artrose X Atividade Física MITOS e VERDADES - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Artrose Quadril Mobilização Descompressão Articular MAITLAND Clínica de Fisioterapia Dr Robson Sitta ( Download)
  • Osteoporose X Artrose ( Download)
  • Osteoporose x artrose x artrite ( Download)
  • Artrose x Osteoporose. Qual a diferença ( Download)
  • Qual a diferença entre osteoporose e artrose ( Download)
  • Exercício Quadril Mobilidade Rotacional Lateral e Medial - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • OSTEOPOROSE E ARTROSE | QUAL A DIFERENÇA ( Download)
  • Realizar fisioterapia pode ajudar em casos de osteoporose 🤔 ( Download)
  • Saiba hoje o que é artrose e o que o nosso corpo faz quando temos essa condição. Você tem artrose ( Download)
  • Desgaste ósseo no quadril! O que é e como tratar! 🦴 ( Download)
  • Artrose x Osteoporose - Qual a diferença ( Download)