Artrose Quadril Mobilizacao Articular Femoroacetabular Extensao Clinica Fisioterapia Dr Robson Sitta

▼ Contato: (11)2528.4661 - fisiositta.com.br
CLÍNICA de FISIOTERAPIA Dr. ROBSON SITTA
Rua Coriolano 1480 - Vila Romana (Lapa), São Paulo (SP) - Brasil
SIGA NAS REDES SOCIAIS:
▼ YOUTUBE: youtube.com/channel/UCb7a...
▼ INSTAGRAM: instagram.com/robson.sitta/
▼ FACEBOOK: facebook.com/fisiositta?f...
▼ LINKEDIN: br.linkedin.com/pub/robson-sit...
▼ SITE: fisiositta.com.br
#fisioterapia #ortopedia #terapiamanual #robsonsitta
FISIOTERAPIA ESPECIALIZADA em ORTOPEDIA & TERAPIA MANUAL

Artrose é um termo genérico utilizado para determinar, basicamente, o desgaste de uma articulação. Sendo assim, a artrose de quadril, também conhecida como coxartrose, osteoartrose de quadril ou artrose coxofemoral, nada mais é do que uma doença articular crônica, inflamatória e degenerativa, caracterizada pelo desgaste progressivo da cartilagem articular (cartilagem hialina) e posterior exposição e lesão do osso subcondral (osso localizado abaixo da cartilagem) da articulação do quadril.

A artrose clássica acomete, normalmente, indivíduos mais velhos, chegando a estar presente em cerca de 10 a 20% da população acima de 60 anos. É mais comum em mulheres após os 45 anos, mas também está presente em homens até os 50 anos.

Fisioterapia para artrose de quadril
Quanto ao tratamento da artrose de quadril, vale ressaltar que cada abordagem deve ser individualizada e voltada para as expectativas de vida e atividade de cada paciente. Nesse sentido, geralmente a primeira opção é o tratamento conservador, que utiliza métodos não cirúrgicos como ferramentas de tratamento. Essa abordagem pode ser feita através do uso de medicamentos anti-inflamatórios e condroprotetores e também com exercício físico específico, direcionado pela fisioterapia.
Sabe-se que os músculos são importantes estabilizadores e protetores das articulações, sendo assim, a abordagem de doenças articulares através de um enfoque direcionado e exercícios específicos vem ganhando cada vez mais espaço e notoriedade como opção eficaz de tratamento conservador.
A fisioterapia tem como objetivo inicial aliviar a dor, reduzir o processo inflamatório e promover ganho de amplitude dos movimentos do quadril (sempre que possível) através de recursos eletrotermofototerapêuticos (TENS, CIV, LASER, Ultra Som) e técnicas de liberação miofascial e mobilizações articulares.
Em um segundo momento, o enfoque do tratamento passa a ser o ganho de força de músculos responsáveis pela estabilização da articulação do quadril.
Essa abordagem faz com que a musculatura passe a ter melhores condições de absorver as cargas que passam pela articulação durante as atividades do dia a dia ou das atividades esportiva e consequentemente impede que essas cargas sejam dissipadas na cartilagem e no osso subcondral (que é uma importante fonte de dor, nesse caso). Isso, além de melhorar a função do paciente, possibilita alivio dos sintomas e melhora da capacidade física do mesmo.
Em outras palavras, o fortalecimento muscular evita a progressão da artrose, pois estabiliza a articulação e impede o atrito e sobrecarga nas superfícies desgastadas. Por fim, o tratamento progride para uma etapa de reequilíbrio da musculatura do tronco e membros inferiores em geral, treino do controle do movimento, treino de estabilidade em superfícies estáveis e instáveis e treino do gesto esportivo (quando necessário), na tentativa de devolver o paciente para o seu ambiente de vida, da melhor forma possível.
Vale ressaltar que a fisioterapia não tem capacidade de reverter os danos já instalados na articulação acometida pelo desgaste, porém auxilia no controle da dor, melhora da função e, sobretudo, tem potencial para impedir a progressão da doença para níveis mais incapacitantes. Atrelado a isso, sabe-se também que em qualquer tipo de artrose nos membros inferiores, seja no quadril ou joelho, a perda de peso e a fisioterapia serão aliados contra o problema.
Muitas vezes a realização da cirurgia e colocação da prótese de quadril é inevitável, mas uma abordagem conservadora feita de forma correta pode ser muito eficaz na restauração da função do quadril e redução dos sintomas, devolvendo qualidade de vida ao paciente, postergando a cirurgia.

  • Artrose Quadril Mobilização Articular Femoroacetabular Extensão Clínica Fisioterapia Dr Robson Sitta ( Download)
  • Artrose do Quadril Mobilização Articular com Movimento MULLIGAN Clínica Fisioterapia Dr Robson Sitta ( Download)
  • Exercício Quadril Extensão MOBILIDADE e DOR McKenzie MDT - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • ARTROSE do QUADRIL DESCOMPRESSÃO ARTICULAR MAITLAND - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Artrose Quadril Descompressão Articular Coxofemoral PNF - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • QUADRIL TÉCNICAS de MOBILIZAÇÃO ARTICULAR - TERAPIA MANUAL MAITLAND Dr. Robson Sitta ( Download)
  • ARTROSE do QUADRIL MOBILIZAÇÃO ARTICULAR FEMOROACETABULAR EXTENSÃO - Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Exercícios Tratamento Artrose / Osteoartrose Quadril (parte1) Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • ARTROSE no QUADRIL TERAPIA MANUAL MOBILIZAÇÃO ARTICULAR com CINTO MULLIGAN - Dr. Robson Sitta ® ( Download)
  • Artrose do Quadril Exercício de Mobilidade CONCEITO McKENZIE - Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • EXERCÍCIOS QUADRIL Impacto Femoroacetabular PROTOCOLO - Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • QUADRIL MOBILIZAÇÃO ARTICULAR COM MOVIMENTO ( MWM - MULLIGAN ) TERAPIA MANUAL Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Impacto Femoroacetabular do Quadril EXAME e TRATAMENTO MANUAL Clínica Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Osteoartrite / Artrose do Quadril TERAPIA MANUAL MULLIGAN Clínica de Fisioterapia Dr. Robson Sitta ( Download)
  • Quem tem ARTROSE pode fazer EXERCÍCIO FÍSICO #artrose #academia ( Download)